quinta-feira, 30 de junho de 2016

Dicas de Como preencher o Perfil Profissional no Currículo e o que não colocar

Fonte: www.edivaldobrito.com.br


O que não colocar no perfil profissional

Tão importante quanto saber o que deve ser colocado em seu perfil, é saber também o que deve ser evitado. Para não cometer erros, fique atento às seguintes dicas:
  • Evite clichês. Ao citar uma qualidade sua, evite utilizar clichês e termos muito generalizados e subjetivos, como por exemplo: “sou uma pessoa comunicativa”; “profissional responsável e proativo”; “tenho facilidade em me relacionar com a equipe”, etc.
    É bastante comum encontrar frases deste tipo na descrição do perfil profissional, e isso pode passar a imagem de que você não é uma pessoa criativa, que não se importa o suficiente para ser mais pessoal em sua descrição ou, pior ainda, não tem nenhum diferencial para mostrar.



  • Não minta. Informações falsas são facilmente descobertas e você pode perder a chance de assumir o cargo desejado, além de prejudicar sua imagem profissional.
  • Mantenha o foco. Jamais diga algo do tipo “estou disponível para trabalhar em qualquer setor da empresa”. De início pode parecer que esse é um profissional bastante disposto a trabalhar. Porém, um avaliador pode entender que este candidato está desesperado e não sabe ao certo o que pretende como profissional.



Modelos de Perfil Profissional

O perfil profissional pode ser escrito em um texto corrido, ou mesmo apresentado através de tópicos destacando as qualificações do candidato.
Veja abaixo exemplos destes dois modelos:

Modelo de Perfil Profissional em Texto Corrido

“Profissional graduado em Logística com mais de 5 anos de atuação em empresas de distribuição. Intensa vivência com processos de separação de pedidos e tecnologia “pick by light”. Experiente na condução de equipes de trabalho a partir do estabelecimento de metas. Como resultado obtido destaca-se a melhoria do processo de separação de pedidos, reduzindo o tempo médio por pedido. Amplo conhecimento em softwares de gestão do tipo WMS. Disponibilidade para trabalhar no período noturno.”

Modelo de Perfil Profissional em Estrutura de Tópicos

  • Técnico em contabilidade.
  • Experiência ativa em toda rotina operacional da contabilidade, apuração de impostos, escrituração dos livros fiscais, folha de pagamento e controle de ativo imobilizado.
  •  Familiarizado com planilhas gerenciais e de controle. Com curso avançado de EXCEL.
  • Mais de 10 cursos complementares na área tributária.
Agora que você já viu o que deve colocar no perfil profissional, o que evitar e modelos de perfil profissional, que tal fazer um exercício? Mesmo que você não esteja procurando emprego, pensar sobre as suas experiências e qualificação ajuda a ter uma visão clara do seu percurso de carreira.
Veja também:


Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/emprego/o-que-colocar-no-perfil-profissional-do-curriculo/

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Calculadora Trabalhista, Clique no link e faça seus cálculos trabalhista, calcula, Seguro desemprego, Férias, IRRF (imposto de renda), INSS, FGTS e Recisão


http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/duvidas-trabalhistas/calculo-de-rescisao-do-contrato-de-trabalho.php


Veja um exemplo de cálculo rescisório:

CÁLCULO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

A rescisão do contrato de trabalho é a formalização do fim do vínculo empregatício. Aponta o término da relação de trabalho por vontade do empregado ou do empregador.

Preencha todos os campos abaixo e clique em Calcular.

CALCULAR

Resultado do seu cálculo

O valor líquido (depois dos descontos) da sua rescisão é de:
R$ 4.834,09
Dos quais são equivalentes a:
EVENTOREF.PROVENTODESCONTO
Saldo de Salário3R$ 156,00-
Aviso Prévio Indenizado75R$ 3.900,00
13º Salário Proporcional5/12R$ 650,00-
13º Salário Aviso Prévio1/12R$ 130,00-
Férias Vencidas0R$ 0,00-
Férias Proporcionais3/12R$ 390,00-
Férias sobre aviso prévio1/12R$ 130,00-
1/3 Férias-R$ 173,33-
INSS Salário*11%-R$ 446,16
IRRF Salário**15%-R$ 186,68
INSS 13º Salário*8%-R$ 62,40
IRRF 13º Salário**0%-R$ 0,00
Total-R$ 5.529,33R$ 695,24
*O valor de INSS descontado está baseado no ano vigente de acordo com a tabela do Ministério da Previdência Social
**O valor de IRRF descontado está baseado no ano vigente de acordo com a tabela da Receita Federal.


Fonte: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/duvidas-trabalhistas/calculo-de-rescisao-do-contrato-de-trabalho.php

Como elaborar currículo

28/05/2015 - Como elaborar um bom currículo?

Autor: Marcela Alves
Quem busca por uma colocação no mercado ou por novas oportunidades profissionais precisa estar atento na hora de redigir o currículo. Porta de entrada do candidato para o mercado de trabalho, ele deve ser objetivo, conter informações sobre as experiências do profissional e estar de acordo com o cargo a que se destina. Além disso, deve ter estrutura limpa, bem organizada e passar por minuciosa revisão antes de ser enviado.
Você sabe o que não pode faltar em um bom currículo? E o que é dispensável? Habilidades, pontos positivos, formação acadêmica… Confira algumas dicas de como elaborá-lo de forma clara para aumentar as suas chances de ser selecionado.

Dados Pessoais
Nome completo, idade e estado civil devem aparecer logo no início do documento. É fundamental incluir também telefone e e-mail para que a empresa possa contatá-lo facilmente.
Objetivo
Seu objetivo profissional deve ser descrito em apenas uma linha, abordando somente o cargo e a área de interesse. Evite indicar mais de uma área em um mesmo currículo.
Formação acadêmica
Coloque o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término dos cursos que frequentou, apresentando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.). Cursos técnicos só devem ser citados se tiverem relação com a área pretendida ou se você não possuir curso de graduação.
Experiência profissional
Mencione nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atribuições de forma sucinta. Mas esteja atento para a descrição das atividades desenvolvidas, pois é através deste item que o selecionador conhecerá o seu potencial. Coloque-as, se possível, em forma de itens para facilitar a avaliação.
Idiomas
Cite apenas o idioma e o nível de conhecimento que possui. Se você estiver estudando algum, deixe isso claro no currículo. Lembre-se que se for necessário para o cargo, você será testado e deverá comprovar o nível declarado.
Informática
Coloque o nível real de seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet. Seja sincero, pois quando as vagas necessitam de algum programa específico, testes podem ser aplicados.
Cursos
Cite apenas os cursos relacionados à área de interesse. Coloque o tema e o nome das instituições onde foram realizados.

Lembre-se:

- O currículo deve ter, no máximo, duas páginas com as informações necessárias para o cargo.
- Coloque foto somente se for exigência para a vaga desejada. Neste caso, ela deve ser 3×4, ter boa qualidade e priorizar uma postura profissional.
- Para quem busca o primeiro emprego, vale ressaltar no currículo as experiências na faculdade, estágios, cursos, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões.

Fonte: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/como-elaborar-um-bom-curriculo

quarta-feira, 15 de junho de 2016

COMO IDENTIFICAR LÍDERES E INSPIRAR FUNCIONÁRIOS

Montar o "dream team" não é exclusividade de grandes corporações. Dá para identificar os melhores líderes e, com isso, inspirar os colaboradores. Veja como

cred: Shutterstock
cred: Shutterstock


    A relação entre chefe e funcionários nem sempre é fácil. A gestão de pessoas é um processo que começa na busca pelo perfil ideal, que complemente os talentos já existentes e que vai ampliando, gradativamente, os desafios à medida em que passa a fase de contratação e adaptação até chegar à retenção de pessoal. Por outro lado, ter uma liderança forte pode significar a sustentação e manutenção de uma equipe de sucesso, reverberando em resultados positivos para a empresa. A pergunta é: como identificar e treinar bons líderes em uma equipe e como gerenciar e instaurar a admiração necessária a esse novo chefe?
    É preciso ter em mente que a relação de admiração não pode ser uma exclusividade entre chefe e empregado. Os funcionários precisam, antes de qualquer coisa, admirar a empresa onde trabalham. Nesse sentido, os empresários à frente das corporações devem transmitir todo o DNA da companhia com clareza e intensidade para todos, do porteiro ao presidente. Além disso, os processos internos devem ser simples e efetivos, de modo a contribuir para uma relação transparente, com gestão participativa, baseada em meritocracia com metas, controles e indicadores de desempenho claros, funções descritas de forma direta para que o funcionário saiba o que é esperado dele, feedbacks trimestrais, além de ciclos contínuos de capacitação e treinamento.
    São essas ações que propiciam o surgimento do “espírito de equipe”, fazendo com que todos os colaboradores se sintam também donos do negócio e aflorando o sentimento de pertencimento, vindo a estabelecer o senso de responsabilidade em toda a cadeia. Uma vez que este ambiente surge, ele passa a ser o principal ativo de qualquer negócio, facilitando a identificação de novos líderes.
    O segredo desta multiplicação está em saber que existem os líderes natos –aqueles que têm empatia natural com os demais e que se conectam facilmente com as pessoas, por serem mais comunicativos, flexíveis e ouvintes, por exemplo, como também existem aqueles que podem ser treinados para este fim, por meio de coaching ou mentoring.
    Imaginação, coragem, curiosidade, compromisso com os demais e paixão pelo o que faz são características de boas lideranças e, por mais que seja papel da gestão de RH identificar estes talentos, os funcionários também não podem ficar estáticos, esperando que alguém os descubram atrás de suas mesas. Vale lembrar que a principal característica de um bom líder é justamente se lançar aos desafios e quando não há uma oportunidade, em geral, ele cria, não se acomoda, apresenta boa capacidade analítica, não teme críticas e se mantém longe da zona de conforto e, mesmo que as empresas demorem um pouco para acontecer, ele se empenha para ser notado.
    De toda forma, a empresa analisará sempre todo o histórico: o que é que o possível candidato à líder já fez para a empresa, com quais soluções contribuiu e de que forma poderá trilhar o novo desafio de mãos dadas com o futuro, ou seja, que é que ele ainda pode fazer por ela, vindo a se tornar um multiplicador de sucesso e admirado.
    Vale lembrar que um bom líder não teme novos líderes. Ele tem em mente que com um time coeso e motivado, vai poder extrair o melhor de cada talento, o que possibilita, por exemplo, que descentralize as decisões. Enquanto as pessoas certas estão nos lugares certos, resolvendo questões mais específicas, os líderes têm mais tempo para se concentrar no macro, ter visão de médio e longo prazos, levando o negócio pelo caminho desejado: é papel fundamental deles gerenciar o presente, esquecer seletivamente o passado e dar combustível para o futuro.
    * Por Angelina Stockler, sócia-fundadora da consultoria ba}Stockler

    Fontehttp://portalnovarejo.com.br/2016/06/10/como-identificar-lideres-e-inspirar-funcionarios/

    segunda-feira, 6 de junho de 2016

    O que (e por que) você deveria escrever no LinkedIn

    Andrew Harrer/Bloomberg
    linkedin
    LinkedIn: escrever textos na rede social é chance de ganhar visibilidade no mercado de trabalho

    São Paulo - Com a marca recém-atingida de 25 milhões de usuários no país, já faz tempo que o LinkedIn deixou de ser visto pelos brasileiros como um mero “substituto do currículo”.
    Além de impulsionar o networking e facilitar a busca por emprego, o site também é um importante instrumento de marketing pessoal — o que fica mais fácil se você entender o seu perfil como um "anúncio publicitário" do que você pode oferecer ao mercado.
    Uma opção recentemente adicionada à rede social promete ajudar ainda mais a construção da sua marca profissional: uma plataforma para publicar textos de sua autoria no site.
    Com a ferramenta, qualquer usuário pode escrever comentários e análises sobre o mundo do trabalho e o seu segmento de atuação. Basta clicar no botão laranja “Publicar”, no topo da página inicial no LinkedIn.
    A funcionalidade é usada tanto por figuras de projeção global, como Hillary Clinton, Bill Gates ou Mohamed El-Erian, quanto por profissionais "anônimos" e jovens recém-saídos da faculdade. Os autores de maior destaque entram para oseleto grupo dos “influenciadores” do LinkedIn.
    A versão em português da plataforma foi lançada em agosto de 2015 e inspirou a tradução da ferramenta para outras línguas, como o alemão e o francês.
    Por aqui, a ideia é um sucesso: segundo dados oficiais, os usuários brasileiros publicam em média 10 mil artigos por semana no site.

    O que os brasileiros tanto escrevem no LinkedIn?

    De acordo com Rodrigo Brancatelli, editor sênior da rede social, muitos usuários partem da própria experiência para escrever seus textos. O que está mudando no seu mercado? Quais são as novas competências exigidas pela sua profissão? Quais são as discussões mais relevantes para a sua área hoje? O ideal é falar sobre aquilo que você conhece.
    Outro tema muito abordado é a própria carreira. “Você pode contar como chegou ao sucesso na sua profissão, quais foram as suas dificuldades que precisou enfrentar e onde busca inspiração para seguir em frente”, explica Brancatelli.
    Um dos textos escritos por brasileiros mais lidos até hoje no LinkedIn é justamente uma história de superação. Nele, a apresentadora Ana Maria Braga relembra uma dolorosa demissão que sofreu em sua trajetória e conclui que a “derrota” trouxe mais recompensas do que perdas para sua carreira.
    Outra dica é olhar para o site como uma espécie de “caixa de ressonância de ideias”. Se você tem uma dúvida, pode escrever um texto dividindo esse questionamento com outras pessoas e solicitando a opinião delas sobre o assunto. “Você nem sempre precisa trazer uma resposta pronta, pode também provocar os leitores, iniciar um debate”, diz Rodrigo.
    Se você não tiver ideias de temas, vale olhar para o noticiário. Ainda que o acontecimento em si não tenha nenhum vínculo com a sua área, ele pode servir como gancho para falar sobre um tema pertinente para a sua comunidade profissional.

    Por que é interessante publicar textos na rede social?

    Os 25 milhões de usuários do LinkedIn no Brasil não estão interessados apenas em vagas de emprego — eles também estão sedentos por conteúdo.
    Num ambiente econômico instável como o brasileiro, aumenta a busca por conselhos, análises e opiniões sobre os incertos caminhos do mercado. Nesse contexto, diz Brancatelli, usar a ferramenta de publicação do LinkedIn pode ser uma estratégia para se posicionar como uma referência na sua área.
    “Quando escreve um texto interessante e útil para a sua comunidade profissional, você ganha visibilidade e cria uma marca”, diz o editor da rede social. “Bom conteúdo é a chave para conquistar a  atenção das pessoas, que anda cada vez mais escassa”.
    O espaço do artigo também pode servir para mostrar de maneira mais profunda quem você é profissionalmente, e assim enriquecer o seu currículo. Vale dizer que todos os textos que você publica são afixados no seu perfil do LinkedIn e ficam à disposição para quem visitá-lo.

    Como ganhar leitores?

    A cada vez que você publica um artigo, todas as suas conexões na rede social recebem uma notificação sobre a nova postagem.
    Além disso, uma combinação de trabalho humano com critérios técnicos de ranqueamento (os algoritmos) amplia a distribuição dos melhores textos no site. Alguns deles vão para o Pulse, o canal oficial de notícias do LinkedIn, que reúne as principais análises feitas por usuários naquele dia.
    Mas como ser lido pelo maior número possível de pessoas?
    Brancatelli explica que a melhor forma de conquistar leitores é ter uma visão precisa sobre o público que você quer atingir. “Coloque-se no lugar dessas pessoas”, diz ele. “Quais são os temas que mais as interessam? Que tipo de linguagem é mais adequada para se dirigir a elas?”. Quanto mais fina for essa calibragem, maior a sua chance de sucesso.
    Também há dicas mais técnicas. Incluir uma foto no topo, por exemplo, torna o seu artigo mais agradável e chamativo. Um título instigante ajuda — desde que não seja um mero truque para chamar a atenção e prometa algo que o texto não entrega.
    Escrever em linguagem clara e apostar em formatos simples, como listas, também são boas estratégias. Embora não haja nenhuma regra sobre o tamanho ideal dos artigos, Rodrigo diz que textos com 800 a 2000 palavras são os que costumam gerar mais engajamento entre os leitores.
    Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/o-que-e-por-que-voce-deveria-escrever-no-linkedin