terça-feira, 22 de setembro de 2015

O que é Análise de SWOT?

SWOT, Análise
Trata-se de uma metodologia que estuda a competitividade da organização segundo quatro variáveis, que dão origem ao acrônimo SWOT. São elas Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Através da elaboração de um inventário das forças e fraquezas da organização (seu ambiente interno) e das oportunidades e ameaças existentes no seu ambiente externo, e do grau de adequação entre elas, pode-se realizar a análise. É um análise imprescindível e determinante para a elaboração do Planejamento Estratégico de uma organização.

Fonte: http://www.falandodegestao.com.br/dicionario-de-gestao/

O que quer dizer House Organ?

  House organ
Periódico ou jornal interno a uma organização, geralmente elaborado pelos próprios colaboradores, visando obter um canal de comunicação e repasse de informações de interesse comum.

Fonte: http://www.falandodegestao.com.br/dicionario-de-gestao/

O que Significa Empowerment

Empowerment
Palavra em inglês que significa dar poder ao grupo ou aos indivíduos. É um conceito e prática da gestão segundo o qual as organizações que dão mais poder e autonomia aos seus colaboradores são as que conseguem obter melhores resultados e estão mais bem posicionadas para competir a longo prazo. O empowerment visa o estabelecimento de responsabilidade às pessoas na tomada de decisões e ações. Onde há empowerment, há colaboradores com espírito e motivação de líderes, discutindo e opinando a respeito de como administrar melhor suas tarefas sem precisar consultar repetidamente seus superiores, o que resulta em dinamismo nos serviços.

Fonte: http://www.falandodegestao.com.br/dicionario-de-gestao/

O que Significa 5 S

    Cinco S
É uma ferramenta de gestão comumente utilizada na área de qualidade e foi desenvolvida no Japão por volta da década de 50. É também conhecido como 5 sensos já que a sigla “5 S” deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização, que corresponde a eliminar o desnecessário separando-o do necessário; SEITON, senso de organização, que significa colocar em ordem, guardando de forma ordenada tudo que é necessário; SEISO, senso de limpeza que significa eliminação da sujeira; SEIKETSU, senso de higiene que significa asseio, padronização e também o estágio onde se evita que as etapas anteriores retrocedam; e, SHITSUKE, senso de ordem mantida que significa disciplina, com o cumprimento rigoroso de tudo que foi estabelecido. Por ser um programa de gerenciamento participativo, o “5 S” objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. É um dos primeiros passos para uma organização implantar um processo de gerenciamento total da qualidade.

Fonte: http://www.falandodegestao.com.br/dicionario-de-gestao/