quinta-feira, 30 de junho de 2016

Dicas de Como preencher o Perfil Profissional no Currículo e o que não colocar

Fonte: www.edivaldobrito.com.br


O que não colocar no perfil profissional

Tão importante quanto saber o que deve ser colocado em seu perfil, é saber também o que deve ser evitado. Para não cometer erros, fique atento às seguintes dicas:
  • Evite clichês. Ao citar uma qualidade sua, evite utilizar clichês e termos muito generalizados e subjetivos, como por exemplo: “sou uma pessoa comunicativa”; “profissional responsável e proativo”; “tenho facilidade em me relacionar com a equipe”, etc.
    É bastante comum encontrar frases deste tipo na descrição do perfil profissional, e isso pode passar a imagem de que você não é uma pessoa criativa, que não se importa o suficiente para ser mais pessoal em sua descrição ou, pior ainda, não tem nenhum diferencial para mostrar.



  • Não minta. Informações falsas são facilmente descobertas e você pode perder a chance de assumir o cargo desejado, além de prejudicar sua imagem profissional.
  • Mantenha o foco. Jamais diga algo do tipo “estou disponível para trabalhar em qualquer setor da empresa”. De início pode parecer que esse é um profissional bastante disposto a trabalhar. Porém, um avaliador pode entender que este candidato está desesperado e não sabe ao certo o que pretende como profissional.



Modelos de Perfil Profissional

O perfil profissional pode ser escrito em um texto corrido, ou mesmo apresentado através de tópicos destacando as qualificações do candidato.
Veja abaixo exemplos destes dois modelos:

Modelo de Perfil Profissional em Texto Corrido

“Profissional graduado em Logística com mais de 5 anos de atuação em empresas de distribuição. Intensa vivência com processos de separação de pedidos e tecnologia “pick by light”. Experiente na condução de equipes de trabalho a partir do estabelecimento de metas. Como resultado obtido destaca-se a melhoria do processo de separação de pedidos, reduzindo o tempo médio por pedido. Amplo conhecimento em softwares de gestão do tipo WMS. Disponibilidade para trabalhar no período noturno.”

Modelo de Perfil Profissional em Estrutura de Tópicos

  • Técnico em contabilidade.
  • Experiência ativa em toda rotina operacional da contabilidade, apuração de impostos, escrituração dos livros fiscais, folha de pagamento e controle de ativo imobilizado.
  •  Familiarizado com planilhas gerenciais e de controle. Com curso avançado de EXCEL.
  • Mais de 10 cursos complementares na área tributária.
Agora que você já viu o que deve colocar no perfil profissional, o que evitar e modelos de perfil profissional, que tal fazer um exercício? Mesmo que você não esteja procurando emprego, pensar sobre as suas experiências e qualificação ajuda a ter uma visão clara do seu percurso de carreira.
Veja também:


Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/emprego/o-que-colocar-no-perfil-profissional-do-curriculo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário